18.10.13

#1 Visite uma Terra Distante - Panem - História, Cultura e seus Distritos.

O titulo do blog é Terras Distantes, certo? Ontem eu estava pensando em alguma coluna legal e veio essa ideia a minha mente: Escrever sobre as Terras Distantes que os livros nos levam. Vemos muitas histórias que se passam em lugares fictícios, outras em lugares que realmente existem ou em lugares que sofreram alterações. Alguns autores são bem criativos e imaginam "como seria tal lugar daqui a mil anos?" e escrevem uma história baseado nisso.  Achei legal escrever sobre esses lugares, afinal é muito bom viajar... né?

Então, para estrear essa coluna escolhi um lugar muito Distante, mas que fica super perto quando lemos a trilogia Jogos Vorazes: Panem.

Livro: Trilogia Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins

Breve História: Panem surgiu depois de uma série de catástrofes naturais. Essas tragédias devastaram o mundo, e no que sobrou da América, do Norte nasceu Panem que também ocupou parte do México e e Canadá. Então Panem é divida em 12 distritos e uma capital.

Panem  vive sob uma ditadura liderada pelo Presidente Snow. Panem vem de ''panen et circenses'', que significa "Pão e circo". Esse título era usado na Roma Antiga pelos imperadores. Os imperadores utilizavam de entretenimento para desviar a atenção dos habitantes de temas importantes, como política, fome, desigualdade e outros...


Capital de Panem - Lugar de pessoas ricas e de luxo

Doze distritos e cada um tem uma atividade:

Distrito 1 - Produtos de Luxo
Os habitantes do distrito 1 fabricam artigos de luxo para a Capital e fornecem pedras preciosas. Os habitantes da Capital andam sempre com roupas modernas fabricadas pelos habitantes do Distrito 1 que possuem um bom gosto e técnicas muito modernas de fabricação. Eles tem fronteira com a capital e é um dos distritos mais ricos da Panem. Lá as crianças são treinadas desde cedo para os Jogos Vorazes, porém isso é ilegal.

Distrito 2 - Alvenaria
Os cidadãos são reconhecidos por sua força! O distrito 2 trabalha na construção de prédios. O distrito 2 também tem uma economia suficiente para dar uma vida boa a seus habitantes. O distrito é o mais fiel a capital e treina a policia pacificadora.

Distrito 3 - Tecnologia
A capital tem uma tecnologia muito elevada e seus equipamentos modernos distraem qualquer pessoa graças ao distrito 3 que trabalha para produzir tecnologias incríveis. O distrito 3 recebe também muitos agrados da Capital, e isso faz com que seus habitantes tenham uma condição de vida melhor.

Distrito 4 - Pesca
Pode parecer uma atividade fraca, mas graças ao litoral o Distrito 4 é o último Distrito mais rico de Panem. Seus habitantes aprendem a atividade de pesca desde cedo, e todos tem um papel essencial na alimentação da capital. Os cidadãos entendem tudo de pesca e nadam como um peixe. O distrito também recebe agrados da capital, e por esse motivo a riqueza.

Distrito 5 - Energia
O Distrito 5 trabalha na geração de energia para a capital. Todo tipo de energia: Elétrico, solar, nuclear, eólica, e muitos outros. Toda a tecnologia pesada da Capital é sustentada a custa do Distrito 5, que apesar de trabalhar muito, não oferece uma boa vida a seus habitantes. Nos dias escuros, o Distrito 5 teve um papel muito importante.

Distrito 6 - Transporte
Os habitantes do distrito 6 não gosta muito de viajar, são muito inteligentes e trabalham na fabricação dos transportes da Capital. Seja ar, terra ou mar, os habitantes se esforçam e usam toda a inteligência para produzir veículos incrivelmente rápidos, modernos e confortáveis. As grandes linhas de trem, os aerodeslizadores, os carros dos pacificadores... tudo isso é produzido no Distrito 6, que é especializado em Transportes..

Distrito 7 - Madeireiros
Habilidades com instrumentos de cortes e conscientização a respeito da natureza são umas das habilidades dos habitantes do Distrito 7. O Distrito possui grande extensão de florestas com árvores muito grandes que fornecem a madeira para a fabricação de moveis, armas e papel. Os madeireiros são dedicados e conscientes em sua missão.

Distrito 8 - Têxtil
Desde pequenos, os habitantes do Distrito 8 são treinados para fazerem as melhores roupas, tecidos e uniformes para a Capital. O Distrito possui grande parque para a produção de tecidos simples e refinados.

Distrito 9 - Grãos
Os grãos que alimentam a Capital são produzidos pelo Distrito 9, o lugar possui um clima agradável e solo propicio a plantação dos grãos. O distrito é muito pobre, porém seus habitantes não passam fome por causa da produção de grãos, e as vezes até ganham comida a mais.

Distrito 10 - Pecuária
Animais fortes e de grande porte são visíveis a todo momento nesse Distrito. Toda carne retirada do mesmo é levada a capital para alimentar seus habitantes. Como abriga vacas, bois e outros animais que fazem parte da ativadade pecuária não ocorre secas.

Distrito 11 - Agricultura
Frutas, Hortaliças e todo tipo de vegetal é produzido pelo Distrito 11. Esse é o segundo Distrito mais pobre, e mesmo trabalhando com alimentos, os habitantes passam muita fome, pois a maior parte do que é arrecadado é enviado para alimentação na Capital. Passam dias coletando os produtos maduros e isso torna os habitantes fortes.

Distrito 12 - Mineração
Esse é o Distrito mais pobre de toda a Panem, seus habitantes são muito sujos, se vestem com trapos e passam muita fome, porém trabalham incansavelmente.Seus Habitantes são corajosos e descem aos mais profundos buracos para coletar minérios para deixar a Capital em movimento de evolução.

Distrito 13 - Armas
O distrito 13 foi destruído, mas vale a pena contar a história. Eles se rebelarem contra a capital, mas antes disso produziam armas e trabalhavam com energia nuclear. 

A capital
Lugar de gente rica, poderosa e que amam entretenimento. Vivem num luxo constante e assistem com prazer os massacres de cada jogos vorazes. Usam e abusam do que os outros distritos fornecem e as vezes decidem agrada-los com presentinhos. As roupas dos habitantes são extremamente espalhafatosas. Os habitantes amam comer muito, e até bebem um liquido que o fazem vomitar para terem espaço no estômago para mais e mais comida.



É isso gente, reuni algumas coisas que eu sabia. Tirei muita coisa do guia do tributo, e outras de sites fãs. Eu gostaria muito que vocês comentassem e recomendassem uma Terra Distante para a próxima visita. E estamos chegando perto do dia 15 de novembro, dia que vamos visitar e conhecer muito mais de Panem! Espero em Chamas roendo as unhas!
Abraços e Visitem sempre Terras Distantes!