9.4.14

Distopias & Protagonistas

Um mundo destruído, um governo opressor, fome, sede, desigualdade - em meio ao caos elas se destacam. Mostram que são melhores que qualquer guerreiro, melhor que qualquer valente de sua terra. Eu falo das protagonistas das distopias. Garotas lindas, com personalidades fortes que fazem qualquer leitor sentir inveja de sua audácia, coragem, bravura. E o que mais? 

Eu e a Helen, separados algumas garotas que são protagonistas de distopias. São meninas simples, mas que tem um leão dentro de si.

Katniss Everdeen -Trilogia Jogos Vorazes


Katniss, protagonista da trilogia Jogos Vorazes se mostra valente e sem medo de desafios e da morte. Logo no começo podemos provar isso quando ela se oferece no lugar de sua irmã para participar de um torneio sangrento.

Além de ser uma pessoa de bom coraçao. Katniss se mostra zelosa com a sua família e com quem ama.

Katniss tem habilidades com caça, mira e luta. E sabe usar muito bem Arco e flecha. E no segundo livro conhecemos a personalidade forte de Katniss e seus questionamentos sobre o governo.

Beatrice Prior - Trilogia Divergente

Beatrice não se acha bonita e tem uma personalidade bem complicada de entender. Com dezesseis anos se mostra muito madura para resolver seus próprios problemas (e de uma sociedade inteira).

Tris, como também pode ser chamada tem sentimentos inconstantes, mas isso não a impede ser uma menina valente que não teme muita coisa.

Tris, assim como Katniss, ama muito sua família. Ela ate fez uma tatuagem em homenagem a eles.

Conforme a historia de Tris vai passando, ela vai amadurecendo, e passa de uma menina indefesa e cheia de duvidas, para uma garota que sabe o que quer. Inteligência, coragem e altruísmo são características muito visíveis de Tris.

Callie Wood Land - Trilogia Starters

Cuidar do irmão doente, procurar lugar para viver, procurar comida e fugir de adolescentes renegados, são habilidades que Callie aprendeu enquanto vivia na rua com seu irmão e seus camaradas.

Amou tanto seu irmão que alugou seu corpo a uma velha para que tivesse dinheiro para comprar remédios e uma casa para seu irmão.

Garota inteligente, dedicada, e muito bem intencionada. Callie faz o que faz pelo bem, para ajudar a outros. Ela perdeu os pais e teve que aprender a se virar sozinha, e conseguiu excelentemente!

America Singer - Trilogia A Seleção

Ajudar a família de artistas, cuidar de dois irmãos e ter um namoro com um rapaz de uma casta inferior, o qual sempre serve a família dela.

Esses são os dilemas da protagonista da Distopia mais romântica de todos os tempos (ou a mais ingrata com o coração das apaixonadas #TeamAspen)

America se envolve na salvação da sua família que é o programa em que se escolhe a futura esposa do Príncipe (Bleh, Maxon), quando ela vê todas as meninas ansiosas para serem uma das 25 escolhidas para morar no Castelo do Rei durante o Reality "A Seleção", em que ela pode subir de casta sendo da casta cinco, nasceu numa família de artistas onde cada um só pode escolher uma vocação: Ser artista.

Ela é apaixonada pelo Aspen (AAAAAH ♥) que é da casta seis, que são os serventes ou pessoas que ajudam qualquer casta por alguns trocados, ela tenta a todo custo viver esse amor as escondidas enquanto é selecionada para esse programa que ela considera inútil, ela nunca vai se casar com o Príncipe, pois não é apaixonada por ele.

Ledo engano, ela trava a batalha em ter que escolher um Príncipe chamado Maxon ao qual ela a princípio considera um almofadinha e o amor da sua vida desde que o conhece: Aspen.

Ela é forte e entra na disputa com pouca vontade, mas ao longo da história ela vai se dividindo entre o seu primeiro amor e o príncipe encantado (que tá mais pra sapo na minha opinião!).

Com quem será que ela fica? O dinheiro que poderá salvar sua família da miséria e um amor comprado ou seu primeiro amor que mesmo simples é puro?

Juliette - Trilogia Estilhaça-me

Frustrada e com medo por estar isolada há 264 dias, ela é complexa, foi abandonada pela família por um motivo que não se sabe o que é (até você entrar no mundo dela) e descobre-se sozinha no mundo.

Um mundo de caos e desespero, onde a fome, guerras e todos os problemas estão a volta dela, com seu novo companheiro de cela no hospício (a partir do 265º dia) ela começa a ter contato com outra pessoa e é muito doce, doce até demais, porém tem o poder de ser letal para qualquer um que a toque e isso assusta a ela e todos a sua volta.

Porém com essa guerra interminável, ela pode servir de arma e ao invés de garota frágil, se tornar um poder nas mãos certas. Suas mãos.

Existem outros livros sobre distopia que apresentam protagonista feminina. Em breve quem sabe posso ate falar sobre eles. E você, qual a sua preferida? Esta na lista?