9.4.14

#20 Resenha - Nem te conto, João.

Sinopse: 'Nem te conto, João' é a nova novela de Dalton Trevisan. Montada pelo autor a partir de ideias e excertos de contos que foram publicados em outros livros seus, a novela, mostra a relação entre João, um experiente dentista de classe média alta, e Mariazinha, uma garota virgem (mas cheia de libido) que conta a ele suas histórias.

 Gênero: Novela
Autor: Dalton Trevisan
Edição/Ano: 1/2011
Páginas: 144

Enquanto esperava meu irmão chegar para minha formatura, vagava pelo aeroporto e sem nada para fazer resolvi comprar um livro bem bacana para passar o tempo, a indicação foi do próprio vendedor da loja ao qual passei uns 30 minutos conversando sobre a série Divergente, muito divertido por sinal.

Por ser um livro Pocket normalmente a leitura é rápida, mas nesse caso o autor recheou de informações e formas complexas de entender, ai meu irmão chegou e eu tive que deixar para depois da festa de formatura a continuação da leitura e valeu a pena ter lido.

Em suma, Maria é uma personagem bem peculiar, garota simples, veio do campo e tem sonhos pequenos, digamos assim, ela deseja se casar com um homem rico, não precisar estudar (ela faz o que chamamos de EJA, ou na época Supletivo pra Adultos) para mais nada nessa vida e ter tudo de bandeja a seus pés.

E dentro desse rumo, ela é noiva de um Sargento e ele é um "caos" na vida dela, eles brigam como cão e gato, mas ela não vive sem ele além de nessa trama ter o João, que é o confidente e nas horas vagas o amante dela, ambos tiram vantagens dessa relação, ela pede dinheiro pra ele sempre para comprar o que ele chama de "bobagens".

No meio desse circo armado onde ela diz que não vive sem o noivo, mas não larga o João, ela arruma um emprego e começa a arrumar outros caras, porém ledo engano de que esse emprego é uma brincadeira, ela realmente leva a sério o emprego de vendedora de porta em porta, ou melhor, o emprego de vendedora de pracinha, o local mais visitado da cidade.

Sobre esse livro, além de uma leitura confusa e um tanto quanto pesada para alguns, deve se ter atenção na leitura, o Dalton usou bastante de nomes coloquiais e separa muito os diálogos dela com o João, que são os únicos personagens que aparecem no livro, fazendo seja lá o que for.

O curioso na personalidade da Maria é que ela é verdadeira e humilde, com tudo tem uma voracidade em querer ser alguém para sociedade da época em que mulheres eram menosprezadas, algo nela demonstra um crescimento ao longo do livro em que ela passa de moça do campo, para "mulher de negócios",
outro ponto importante é que ela é virgem e não beija na boca, como ela mesmo diz: "Eu não gosto de beijar!".
 
Minha avaliação são quatro oscars, pois ele devia ter explorado melhor a personalidade dos outros personagens, sem ser pela visão da Maria e do João que apenas opinava na vida dela dando conselhos enquanto ela contava suas histórias.
 

É um boa leitura para quem tem a mente aberta a linha erótica (mesmo sendo considerado uma Novela, o erotismo anda solto pelo livro como se pode ver na contra-capa) e sai da mesmice de 50 tons que gerou vários filhos pós-lançamento.


Beijos gente e até a próxima. ♥